terça-feira, 19 de agosto de 2008

Budismo no Brasil para o Século XXI

 
BUDISMO NO BRASIL PARA O SÉCULO XXI


 "Um ser humano é parte de um todo chamado por nós de Universo, é uma parte limitada no tempo e no espaço. Ele experiencia a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos, como alguma coisa separada do resto ─ uma espécie de ilusão de ótica de sua consciência. Essa ilusão é uma forma de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e à afeição por umas poucas pessoas próximas. Nossa tarefa deve ser a de nos libertarmos dessa prisão alargando nossos círculos de compaixão para envolver todas as criaturas vivas e o todo da natureza em sua beleza. Não descobri a teoria da relatividade apenas com o pensamento racional, pois acho que chegaremos, num futuro próximo, a uma concepção de relação entre ciência e religião muito diferente da usual... E sustento, diante de quem for, que o sentimento religioso cósmico é a mais forte motivação da pesquisa científica... A religião do futuro será uma religião cósmica. Deve transcender um Deus pessoal e evitar os dogmas e as teologias. Abrangendo ambos o natural e o espiritual, ela deve estar baseada num senso religioso que surja da experiência de todas as coisas, naturais e espirituais em uma unidade que tenha significância. O Budismo preenche essa descrição. Se existe alguma religião que esteja à altura das necessidades científicas modernas, essa religião é o Budismo." (Albert Einstein, Ideas and Opinions, 1954, in Sogyal Rinpoche, O Livro Tibetano do Viver e do Morrer)

 Em "A Bússola do Zen" traz-se "a essência viva da Espiritualidade para o mundo atual". A "Bússola do Zen" é uma apresentação simples, clara e frequentemente bem-humorada de praticamente todos os ensinamentos essenciais transmitidos pelo Buda, oferecida por um dos mais geniais Mestres Zen já surgidos. Desfilam nesta obra desde as "Quatro Nobres Verdades", "As Seis Perfeições" e o chamado "Caminho Óctuplo", até uma grande variedade de tópicos, tais como: Carma, Impermanência, Natureza da Mente, Sutras (do Coração, Diamante, Avatamsaka, Lótus, entre outros) em primorosos e fascinantes capítulos, repletos de magníficas histórias, tratados com brilhantismo e vivacidade. Todo esse conteúdo se revela imediatamente aplicável ao caminho interior de todas as pessoas, favorecendo o seu desenvolvimento espiritual e o alcance da felicidade na vida cotidiana". (Seung Sahn, A Bússola do Zen: a essência viva da espiritualidade para o mundo atual)

 Naturalmente, as referências acima de longe têm a pretensão de esgotar a jornada de cada um impondo-se. São meros pontos de partida sequer imprescindíveis. De fato, são inúmeras as escolas, são inúmeras as linhagens, são inúmeros os países de predominância budista, por essa ou aquela prática budista, por esse ou aquele mestre. A literatura budista está em constante enriquecimento, ressurgimento, mesmo na versão da língua portuguesa não se pode dizer que seja paupérrima. Até porque, "o verdadeiro budismo é o não budismo, o verdadeiro mestre é o não mestre, o verdadeiro discípulo é o não discípulo, a verdadeira meditação é a não meditação, a verdadeira busca é tão somente o encontro do que sempre esteve, iluminação. A verdadeira palavra é aquela não proferida". (FMV, Escritos Esparsos, 2013, http://fmarcondesvelloso.blogspot.com)

 "Modernamente, o sentido da prática do Zen pode ser empregado como uma técnica acurada de se conhecer a si mesmo. Modernamente, o sentido da Sangha pode ser empregado, deve ser empregado para atingir o Universo inteiro. Não se cresce mais isolado em refúgios, plenamente hoje se cresce apenas no Amor Universal."  (FMV, Escritos Esparsos, 2013, http://fmarcondesvelloso.blogspot.com)
  
 Vale encerrarmos essa apresentação do blog "Budismo no Brasil", justamente no tema "Budismo no Brasil para o Século XXI", em especial por sua motivação não sectária, universal, com a Sua Santidade o Dalai Lama:

 "Insisto em afirmar que as principais religiões do mundo - budismo, cristianismo, judaísmo, confucionismo, hinduísmo, islamismo, jainismo, sikhismo, taoísmo, zoroastrismo - possuem os mesmos ideais de amor, o mesmo objetivo de beneficiar a humanidade por meio da prática espiritual, e a mesma determinação de aprimorar seus praticantes como seres humanos. Todas as religiões pregam preceitos morais para o aperfeiçoamento da mente, do corpo e da fala. Todas nos ensinam a não mentir, a não roubar ou a não tirar a vida de outras pessoas. A essência de todos os preceitos morais preconizados pelos grandes mestres da humanidade é o não egoísmo. Esses mestres tinham como objetivo redimir os praticantes de ações negativas, frutos da ignorância, e conduzi-los ao caminho do bem. Cristo foi um grande mestre, sem dúvida. Alguém que influenciou tanta gente por tanto tempo não é certamente um ser comum. Entendo que ele foi a encarnação de um Buda." (Dalai Lama, Pregação Ecumênica, São Paulo, Brasil, 2006)
   
 Àqueles que incursarem na vastidão do mundo sob a ótica dos ensinamentos do Buda, estou certo de que o fascínio será infinito. A vida é muito simples, somos nós que a complicamos. O respeito a todos os seres, a compaixão e o amor universal devem estar em nós como o ar que sustenta a nossa sobrevivência enquanto homens sobre a Terra. Nada além disso o budismo ensina. Não tendo a pretensão de ensinar muito, ele ensina tudo, no despertar do que realmente vale, o nosso Buda interior, em outras palavras, a serena alegria, a real e plena felicidade, a emoção que é viver a vida como ela é, transformando-a em nós mesmos e, por conseguinte, compartilhando-a no todo de nossa manifestação presente. Sem a prática do amor universal nada importa. Fora da compaixão não há iluminação presente.

Flávio Marcondes Velloso, professor, escritor, membro da Associação de Direito e Economia Europeia da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, do Instituto Pimenta Bueno da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, da União Brasileira de Escritores, fundador do Partido Budista Brasileiro, uma referência moral, virtual, autor de "Tribunal Internacional de Justiça. Caminho para uma Nova Comunidade", ISBN 85-86633-42-9 , de "Ensaios Jurídicos. Temas Inéditos", ISBN 85-86633-09-7, compreendendo "Direito de Ingerência por Razões Humanitárias em Regiões de Conflito. Corredores Humanitários", "Fidelidade Partidária, um Desafio à Democracia do Brasil", "Direito do Mar, Área, Partida para um Novo Direito Internacional", dentre outras publicações. Endereço eletrônico flaviomarcondesvelloso@gmail.com . Blogs  http://religionofthethirdmillennium.blogspot.com, http://budismonobrasil.blogspot.com, http://zennothingspecial.blogspot.comhttp://zenatual.blogspot.com 
http://partidobudista.blogspot.com
http://areyouafreesentienthumanbeing.blogspot.com
http://religionsandthethirdworldwar.blogspot.com ...