Não vamos à procura de coisas vãs!
Não vivamos na insensatez! Não sigamos falsas doutrinas!
Despertemos! Não sejamos preguiçosos, sigamos o Caminho da Virtude!
Quem pratica a Virtude vive feliz neste mundo e no próximo.
Sigamos o Caminho da Virtude e não a senda do mal.
Quem pratica a Virtude vive feliz neste mundo e no próximo.
Vejamos o mundo como uma bolha de sabão, uma miragem, assim não seremos vistos pelo Deus da Morte.
Vamos e vejamos como é este mundo, que para os insensatos brilha como uma carruagem real, mas que não é tocado pelos sábios.
Aquele que antes era insensato e depois dissipou a sua ignorância, esse ilumina este mundo como a lua quando surge por trás das nuvens.
Aquele cujas boas ações superaram as más ações, esse ilumina este mundo como a lua quando surge por trás das nuvens.
Este mundo é tenebroso, somente uns poucos podem ver com clareza; apenas uns quantos vão para o céu, como pássaros que escapam das redes.
Voando, os cisnes se elevam em direção ao sol; os sábios se afastam deste mundo, tendo conquistado Mara e os seus sequazes.
Não há maldade que não possa ser feita por um mentiroso que transgrediu a Lei e que se mostra indiferente ao mundo do além.
Em verdade os insensatos não irão para o reino celestial nem alcançarão jamais a libertação; mas os homens sábios que forem generosos, esses serão recompensados com a felicidade.
Melhor que ter poder sobre a Terra, melhor que ir para os céus, melhor que o domínio sobre o mundo, melhor é o primeiro passo que damos no Caminho que há de nos levar para a Iluminação.
Damapada,
pelo Caminho do Darma